Resident Evil RPG

RPG baseado no cenário de Resident Evil e sistema de RPG criado por Marcelo Del Debbio
 
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 Armas, Munição e Pentes

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MensagemAssunto: Armas, Munição e Pentes   Dom Nov 07, 2010 1:27 pm

Armas de fogo: Há vários fatores que influenciam no desempenho de uma arma de fogo, são eles o tipo de arma, o calibre
da Munição, a capacidade do Pente, o alcance efetivo e o Dano causado.

Armas Curtas
:
São armas de cano curto, que podem ser disparadas com apenas uma mão, tem precisão e alcance
limitados. Podem ser ocultadas num bolso ou jaqueta e não causam nenhuma penalidade na iniciativa.

Não necessitam saque rápido para serem sacadas e disparada no mesmo turno


Revólveres: São armas pequenas (algumas nem tanto), de ação manual (o cão, ou martelo, vai para trás
e depois volta, disparando quando se puxa todo o gatilho), municiado através de um tambor.

Pistolas: Qualquer tipo de arma de disparo simples (ou semi-automática) que pode ser disparada
com precisão apenas com uma das mãos. São semelhantes aos revólveres, mas a ejeção automática de
cápsulas e o armamento automático do cão após cada disparo melhoram o seu desempenho; e a utilização de
pentes melhora sua capacidade.

Todas a armas a seguir necessitam de saque rápido para serem sacadas e atiradas no mesmo turno

Submetralhadoras: Qualquer tipo de arma que pode ser disparada automaticamente ou semiautomaticamente,
utilizando apenas uma das mãos. São bem menores do que as metralhadoras e utilizam a
mesma munição das pistolas, permitindo até mesmo a troca de munição.

Escopetas: Espingardas sem coronha, com cabo de pistola e cano curto ou serrado, de alma lisa (cano
não raiado), que dispara balotes e cartuchos. Estas armas são devastadoras em combate a curta distância,
mas perdem consideravelmente sua eficácia à medida que a os alvos se distanciam.


Última edição por Narrador em Dom Nov 07, 2010 1:30 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Armas, Munição e Pentes   Dom Nov 07, 2010 1:28 pm

Armas Longas: São armas de fogo com cano longo, com maior alcance e precisão, mas menos mobilidade para tiros
rápidos, por isso recebem uma penalidade a sua Iniciativa. Devem ser disparadas com as duas mãos
e só podem ser ocultadas em um sobretudo ou capa.

Fuzis: O fuzil é uma arma de cano longo que se tornou o armamento de dotação individual dos
combatentes de infantaria dos exércitos modernos. Pode ser de repetição, automático ou semi-automático.
Dispara balas de fuzil e tem penalidade de DEX -2.

Carabinas: São versões curtas dos fuzis de assalto, pouco maiores do que as submetralhadoras. São mais
portáteis, com o cano reduzido ou formato bullpup e coronhas rebatíveis ou deslizantes. Dispara balas de
fuzil e tem penalidade de DEX -1.

Rifles: Armas com grande precisão e longo alcance que utilizam munição de fuzil. Geralmente são semiautomáticos
ou de ferrolho. Disparam balas de fuzil e tem penalidade de DEX -3 e PER +3 (para alvos vistos).

Metralhadoras: Armas pesadas com altíssima cadência de disparo e recuo, geralmente fixas ou
utilizadas por personagens fortes. Apesar de utilizar munição pesada como os rifles, fuzis e carabinas, sua
munição não é compatível com aquelas armas, pois é disposta em cintas no alimentador ou carregadores
especiais. Possui penalidade de DEX -3.

Espingardas: Armas de cano longo, não raiado, que dispara balotes ou cartuchos. As principais
limitações dessa arma são o curto alcance de seus disparos e a pouca penetração de seus projéteis. É bom
lembrar que esses projéteis, devido ao seu grande tamanho e peso e ao fato de serem disparados em um
cano de alma lisa (sem raias), não possuem muito alcance. Tem penalidade de DEX -2.


Última edição por Narrador em Dom Nov 07, 2010 1:35 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Armas, Munição e Pentes   Dom Nov 07, 2010 1:29 pm

Munições:
Cada tipo de arma de fogo utiliza munição de um determinado calibre. De acordo com o calibre da
munição é determinado o dano básico da arma e alguns outros detalhes.
O calibre de uma munição é a bitola ou diâmetro do projétil utilizado em uma arma de fogo que
normalmente é expressa em centésimos de polegadas.
Então quando dizemos calibre 38, estamos informando que o projétil desta munição possui 0.38 polegadas de
diâmetro ou seja, aproximadamente 9.6 mm.
Seu diâmetro em milímetros é também outra forma muito utilizada para especificar o calibre de uma
munição. Por exemplo: uma pistola 765 significa que seu projétil possui 7.65 mm; uma pistola 635 possui
projétil de 6.35 mm.
O calibre do cano raiado é dado pelo diâmetro entre os cheios das raias, isto é o menor diâmetro
interno desse cano.
Estes conceitos são válidos para a maioria das munições/armas de fogo, porém para as espingardas
(armas de canos longos e lisos, usadas na caça), o conceito de calibre é diferente. Para estas armas, o
calibre corresponde ao número de esferas, de diâmetro igual ao cano da arma, possíveis de serem obtidas com a
utilização de 1 libra (454 g) de chumbo.
Por exemplo: pega-se 454 gramas de chumbo e com isto faz-se exatamente 12 esferas do mesmo diâmetro do cano da
arma, assim pode-se dizer que esta arma é de calibre 12.
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MensagemAssunto: Re: Armas, Munição e Pentes   Dom Nov 07, 2010 1:40 pm

Pentes:
As armas de fogo têm uma capacidade de armazenamento de munição, e quando essa carga acaba,
a troca pode levar muito tempo dependendo do método utilizado:

Câmara: Os projéteis são recarregados manualmente e ficam armazenados na câmara da arma.
Utilizado em rifles e espingardas. Tempo de recarga de 1 rodada por projétil.

Clip: Um clip com um pente de munição, quando pressionada a alavanca, o pente vazio cai sozinho, o
atirador encaixa o pente novo e destrava a arma para continuar no tiroteio.
Utilizada em pistolas, submetralhadoras, carabinas, algumas metralhadoras e
alguns fuzis. Tempo de recarga de 1 rodada.

Tambor: Os projéteis precisam ser recarregados um por um no tambor. Utilizada em revólveres. Tempo
de recarga de 1 rodada por projétil.
Se for utilizado um recarregador (acessório que puxa todos os projéteis ao
mesmo tempo para auxiliar na recarga manual de revólveres e de alguns fuzis), o tempo de recarga total
fica em 1 rodada.

Cinta: Fita de munição que é encaixada em um trilho interno da arma, precisando de operações
complexas para inserir a nova cinta.
Utilizada em algumas metralhadoras e canhões automáticos.
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